quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Volkswagen: Faz 80 anos que o Fusca foi apresentado em Berlim


Em 15 de fevereiro de 1936, a Volkswagen fazia sua estreia no Salão de Berlim com o Kdf-Wagen, cujo nome fazia referência à organização nazista “Kraft durch Freude” (Força através da Alegria).

Foi a primeira vez que o consumidor alemão via o tal Kdf-Wagen, mas mais tarde viria a ser conhecido por muitos nomes, entre eles Fusca. O pequeno veículo em formato de besouro e dotado de motor boxer a ar, posicionado na traseira, chamava atenção. 

Desenhado por Porsche, que alegadamente se “inspirou” em projetos da tcheca Tatra, o KdF-Wagen custava 990 Reichsmark e teve a adesão de 340 mil alemães, que pagariam 5 marcos por semana até a entrega da chave.

Dois anos depois, o governo alemão construiu a cidade de Wolfsburg para abrigar os trabalhadores da Volkswagen. No entanto, poucos conseguiram receber o KdF-Wagen até 1939, quando a Segunda Guerra começou e a Wehrmacht exigiu a produção de veículos militares, fazendo os modelos Kübelwagen, Schwimmwagen e Kommandeurwagen até 1945. 

Após a guerra, a Volkswagen ficou sob controle britânico até 1948, quando novamente passa para mãos alemãs sob a gerência de Heinz Heinrich Nordhoff, que colocaria a Volkswagen no mercado internacional e faria do KdF-Wagen o mundialmente famoso Beetle, que venderia mais de 22 milhões de unidades. 

Fonte: http://www.noticiasautomotivas.com.br/volkswagen-faz-80-anos-que-o-fusca-foi-apresentado-em-berlim/