segunda-feira, 23 de março de 2015

Revendas de usados mudam de estratégia para segurar vendas


No pais, as vendas de seminovos e usados em fevereiro cairam 12,46% ante janeiro/Alisson J. Silva
O desempenho das vendas de veiculos seminovos e usados na Capital esta ligado as estrategias adotadas pelas revendas. Em alguns casos, a queda de negocios no primeiro bimestre deste ano alcanca ate 50%. Porem, em outros foram registrados aumentos que chegam a ate 50%, gracas a reducao das margens de lucro e a oferta diversificada de modelos, dos populares aos luxuosos, atendendo todas as classes sociais.

No caso da Ivana Car, no bairro Santa Lucia, regiao Centro-Sul da Capital, as vendas cairam 50% no bimestre em relacao ao mesmo periodo de 2014. "Isso aconteceu por causa da situacao da economia e estamos sem perspectivas de melhora", lamentou o consultor de vendas da revenda multimarcas, Daniel Henrique da Silva.

Na Auto Formula, localizada no Portal Shopping, na regiao Noroeste, a queda nas vendas dos dois primeiros meses deste ano foi de 35% ante janeiro e fevereiro do exercicio passado. "A crise politica e economica esta impactando nas vendas. O comercio esta com altos e baixos. Nao da mais para prever que um mes de vendas tradicionalmente boas sera bom ou o contrario", disse o gerente da revenda multimarcas, Paulo Roberto da Silva Junior.

Na Ativa Multimarcas, tambem no Portal Shopping, a retracao das vendas do primeiro bimestre deste ano foi um pouco mais amena. Frente a comercializacao de veiculo no mesmo periodo de 2014, a queda foi de 10%. "O mercado de carros anda junto. Se as vendas de veiculos zero quilometro vao bem, entram mais carros para troca e e mais facil repor o estoque. Este ano esta tudo mais dificil", lamentou o gerente da loja, Jose Feliciano Quintao.

Segundo ele, a revenda conseguiu diminuir os impactos da retracao da economia nas vendas porque, apesar de ter vendido menos em volume, investiu em negocios de maior qualidade para tentar equilibrar a equacao. De modo geral, a rentabilidade diminuiu, mas a loja conseguiu recuperar um pouco com a comercializacao de carros mais caros.

Sentido contrario - Na Flex Car, revenda de veiculos usados e seminovos, a estrategia de adaptar os precos e as margens de lucro a nova situacao da economia, com demanda desaquecida e aumento de custos, deu certo. A revendedora conseguiu aumentar as vendas em cerca de 5%, mesmo mantendo um volume de negocios praticamente igual na comparacao do primeiro bimestre deste ano com o mesmo periodo de 2014. "Trabalhamos com o preco novo, diminuimos as margens e compramos menos carros", pontuou o proprietario da loja, Rodrigo Souki.

Ja na Exclusive Veiculos, mesmo com a situacao da economia e do setor, o primeiro bimestre deste ano foi um sucesso. A revendedora de veiculos novos e seminovos no periodo aumentou 50% as vendas em relacao aos mesmos meses de 2014. "Temos carros para todas as classes e esse foi o diferencial, de R$ 8 mil a R$ 200 mil. Essa variedade nos permitiu atender todos os segmentos", explicou o gerente Gilsimar Rosa Boulanger.

No Brasil, de acordo com dados da Federacao Nacional das Associacoes dos Revendedores de Veiculos Automotores (Fenauto), as vendas de veiculos seminovos e usados em fevereiro cairam 12,46% ante janeiro e 10,57% na comparacao com igual mes do ano passado.

Em relacao a veiculos novos, a Federacao Nacional da Distribuicao de Veiculos Automotores (Fenabrave) divulgou recentemente as vendas de fevereiro de automoveis, comerciais leves, caminhoes e onibus. O mes encerrou com uma queda de 28,3% nas vendas na comparacao com o mesmo mes do ano passado e de 26,7% ante janeiro.

Fonte: http://www.diariodocomercio.com.br/noticia.php?id=150699