sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Mobi, novo compacto da Fiat, será lançado em abril de 2016


Menor que o Uno, modelo apostará em conectividade para conquistar clientes jovens.

O novo compacto da Fiat já tem data para ser lançado. Batizado de Fiat Mobi, o modelo chegará ao mercado em meados de abril com preço inicial estimado de R$ 29 mil. Seu principal concorrente será Volkswagen up!, uma vez que o novato da Fiat também tem o uso urbano como principal proposta e não deve oferecer tanto espaço quanto o irmão Fiat Uno (isso mesmo, menos espaço que um Uno).

Como os flagras já mostraram, novo modelo tem muitos elementos do veterano, mas a estamparia das peças do Mobi é inteiramente nova. O projeto se vale apenas do mesmo ângulo de inclinação do para-brisa e das molduras das portas dianteiras.

Falando nele, a versão Vivace do Uno deixará de ser produzida para ceder espaço ao Mobi. Contudo, o mais barato Palio Fire continua à venda. O Mobi também terá uma versão aventureira com o mesmo nome de modelos aventureiros da marca - Way. Ela deve chegar ainda no primeiro semestre.

Tamanho

Quando o assunto é espaço, o Mobi virá menor que o Fiat Uno. O entre-eixos ficará na faixa dos 2,35 metros. A Fiat se valerá de um truque já usado em outros carros: a altura da cabine permitiu a colocação de assentos mais verticais, o que não exige tanto vão para as pernas. O porta-malas, por sua vez, promete ser maior do que o do Ford Ka, algo na faixa dos 260 litros.

 Mas a cereja do bolo será a lista de itens de série, que deverá ser farta - exceto para a versão de entrada, que deve vir mais pelada de itens para manter um preço competitivo. Serão três versões, batizadas de Drive, Easy e Like, todas com registro já feito no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). A marca apostará em conectividade e tecnologia para conquistar consumidores mais jovens, com direito a tela multimídia.

Motor

A motorização ficará a cargo do mesmo 1.0 EVO usado no Uno, com 75 cv e 9,9 kgfm de torque. Depois, será aplicado o novo 1.0 de 6 válvulas e três cilindros da família GSE (Global Small Engine), mas a chegada não é esperada para antes de 2017. O novo motor será mais forte, terá algo em torno de 80 cv e 10 kgfm de torque a regimes mais baixos.

Além disso, o Mobi tricilíndrico estreará o sistema start-stop, lançado no Uno Evolution. Já o 1.4 GSE de 100 cv e 14 kgfm ficará restrito aos compactos mais caros do fabricante. Mas primeiro a Fiat se dedicará ao lançamento da picape Toro, o compacto terá que esperar a sua vez.

Fonte: http://revistaautoesporte.globo.com/Noticias/noticia/2016/02/mobi-novo-compacto-da-fiat-sera-lancado-em-abril.html