segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Conheça as novidades em carros para 2015


Principais marcas de automóveis devem renovar portfólio, mas em ritmo menor que no passado.

Sem perspectivas de crescimento nas vendas, os principais fabricantes de automóveis do país devem ter novidades pontuais durante 2015. Como o mercado teve uma queda significativa, a maior parte das marcas investirá em novos segmentos (que acrescentam participação) do que na renovação de produtos.

Parte desse investimento já estava comprometido e por isso não vale a pena ser desperdiçado. A tendência é que 2015 seja um laboratório para as próximas ações dessas montadoras. Se o país se recuperar, os projetos ganham fôlego, caso contrário, ficam na geladeira por mais algum tempo.

Confira a seguir o que as 20 marcas mais vendidas estão preparando, além da Jeep, que deve passar integrar esse clube em 2015.

Fiat
Líder do mercado há vários anos, a Fiat perdeu espaço precioso em 2014 sem ter o Mille em seu portfólio. Um sucessor para ele está sendo testado mas só deve chegar em 2016. Mas a marca italiana deve ter ao menos uma grande novidade em 2015, sua inédita picape média, cujo conceito foi mostrado no Salão do Automóvel. O modelo deve estrear no final do ano.

Chevrolet
A princípio, 2015 será um ano de transição para a GM. Os americanos investiram bastante nos últimos anos e agora há uma natural espera pelos resultados que estão chegando a bordo da dupla Onix-Prisma. Para 2016, aí sim a Chevrolet deve lançar o novo Cruze e um SUV baseado nele para o lugar do Captiva.

Volkswagen
É a marca que mais sofreu em 2014. Manteve o Gol entre os carros mais vendidos do Brasil a custa de emplacamentos feitos com locadoras. Seus dois principais lançamentos, o up! e o Fox renovado, não chegaram a empolgar. Enquanto trabalhava na nova geração do Gol para 2016, a VW prepara a chegada do Golf VII nacional, mas não esperem por preços mais em conta.

Ford
A fabricante americana só tem modelos globais em sua linha, algo raro. Em 2015 devem chegar o Focus renovado, o Edge de segunda geração além do Mustang. Também se espera por uma reestilização na Ranger e, na esteira, sua versão SUV, a Everest.

Hyundai
A Hyundai surfa no sucesso precoce da família HB20. Com isso, o planejamento teve que ser mudado e novidades de peso só devem ser lançadas em 2016. Mas é provável que o HB20 receba um tapinha no visual até o final do ano que vem, baseado no que se viu no conceito R-Spec.

Renault
A marca francesa é a única do país que tem o que comemorar no Brasil. O país já é o segundo mais importante para a Renault no mundo, atrás apenas da França. A sacada da montadora será lançar o Duster Oroch, picape de porte compacto para médio, que deve preencher uma lacuna entre as compactas como a Strada e as médias como a S10.

Toyota
Enfim, a Hilux deve mudar para valer. A nova geração deve chegar até o final do ano ou, na pior das hipóteses, em 2016. A picape já está sendo testada no exterior e põe fim a um ciclo que durava desde 2005 e que foi uma espécie de marco na categoria, ao transformar as picapes em verdadeiros automóveis com caçamba. Agora que toda a concorrência evoluiu, é preciso dar um passo à frente.

Honda
A rival da Toyota completará o ciclo de novidades iniciado em 2014 com o HR-V, o irmão jipinho do Fit. O modelo deve chegar até março, ainda fabricado em Sumaré e na Argentina –a fábrica de Itirapina só deve ficar pronta em 2016. A marca japonesa também pode trazer uma novidade esportiva no ano que vem, segundo rumores.

Nissan
Agora com fábrica própria no Brasil, a Nissan parte para o segundo modelo nacional, o Versa reestilizado. Mas é a versão de produção do conceito Kicks que é mais esperada. A montadora faz mistério, mas o SUV compacto pode até surgir antes do final de 2015.

Mitsubishi
Como é uma operação sob licença, a Mitsubishi brasileira não segue estritamente o que se lança no exterior – a exceção são os crossovers ASX e Outlander. Por isso a marca deve investir nas vendas do Lancer nacional que começou a ser fabricado há poucos meses em Catalão, em Goiás.

Citroën
A Citroën deve promover algumas mudanças pontuais no C3 e família. Além disso, os franceses darão sequencia ao desmembramento da linha DS, que se tornará uma marca própria, com rede independente. Talvez o DS6, primeiro SUV premium da nova marca, apareça por aqui, mas é mais provável que isso ocorra em 2016.

Peugeot
É a marca que mais perdeu espaço em 2014, mas a Peugeot promete reagir em 2015. A chegada do SUV 2008 em maio deve elevar suas vendas. Além disso, o 308 ganhará uma leve mudança visual e a nova geração passará a ser importada da França numa faixa de preço mais alta.

Kia
Limitada a vender 4,8 mil carros por ano sem pagar 30 pontos extras de IPI, a Kia está de mãos atadas. Enquanto não consegue garantir que a dívida da extinta Asia Motors recaia sobre ela, a marca sul-coreana não pode construir uma fábrica no Brasil. Diante desse impasse, o novo Sorento e a van Carnival renovada devem ser as principais novidades de 2015, a partir de maio.

Mercedes-Benz
A gigante alemã passará 2015 construindo sua nova fábrica em Iracemápolis, interior de São Paulo. Mas aproveitará a chegada de duas novidades de peso, a nova geração do Classe C, seu carro mais vendido, e o GLA, o SUV da família Classe A. Ambos serão produzidos no país em 2016. Enquanto isso, os importados GLE e GLC devem desembarcar por aqui, além de novidades pontuais entre seus carros mais luxuosos.

BMW
Primeira marca de luxo a inaugurar uma fábrica no Brasil, a BMW começará a fabricar mais dois modelos em Araquari, Santa Catarina, o SUV X3 e também o Countryman, o Mini jipinho. Deve pintar por aí também a nova geração do Série 7, seu carro mais luxuoso.

Audi
Como aproveitará a fábrica do grupo VW em São José dos Pinhais, a Audi está em posição privilegiada para lançar o A3 Sedan nacional, o primeiro produto local desse retorno. Em seguida teremos o novo Q3, mas apenas em 2016. Entre os importados, o novo TT é a primeira estreia.

Land Rover
A marca de SUVs começa 2015 com tudo. Em março estreia no Brasil o Discovery Sport, modelo que será produzido no país em 2016. Por enquanto, ele será importado com preço na casa de R$ 180 mil e uma perspectiva de demanda alta, assim como o bem sucedido Evoque.

Chery
Os chineses inauguraram com pompa sua primeira fábrica no Brasil, mas até agora nada saiu de lá. Essa situação muda no início de 2015 com o lançamento do Celer nacional, com visual melhorado e interior aprimorado. Espera-se que com uma qualidade digna. No segundo semestre será a vez do QQ de nova geração.

JAC
Se o dólar deixar, a JAC entrará com força no mercado de SUVs com a dupla T6 e T5. O primeiro, do porte de um Tucson, chega no início do ano. Já o T5 deve ficar para o segundo semestre e dividir atenção no segmento onde estão o EcoSport, Duster e companhia.

Suzuki
Depois de anos sem grandes novidades, a Suzuki lançará no início de 2015 o S-Cross, crossover que deve tomar o lugar do veterano Grand Vitara – prestes a ser aposentado pela montadora. A marca, no entanto, promete mais novidades para um futuro próximo.

Jeep
Hoje a marca de SUVs americana é apenas a 25ª mais vendida no Brasil, mas isso vai mudar até o meio do ano. Com o começo da produção nacional do Renegade em Pernambuco, a Jeep entrará rapidamente no clube das 20 maiores marcas já que o SUV compacto deve emplacar ao menos 3 mil unidades por mês, o que dá um volume parecido com o da Peugeot atualmente.

Fonte: http://carros.ig.com.br/especiais/conheca+as+novidades+em+carros+para+2015/8496.html