terça-feira, 27 de outubro de 2015

Fraude de emissões da Volkswagen


Dados de 11 milhões de veículos foram manipulados pela empresa alemã. Crise resultou na renúncia do presidente da marca; saiba os detalhes.

A montadora alemã Volkswagen está sendo investigada nos Estados Unidos e em outras partes do mundo devido a uma manipulação feita em cerca de 11 milhões de carros a diesel para adulterar os testes de emissões de poluentes. Além de a marca assumir a fraude, o escândalo resultou na renúncia de Martin Winterkorn, presidente da companhia até então.

VEJA ABAIXO PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O CASO

1) Do que a Volkswagen está sendo acusada?
O governo dos Estados Unidos acusou a marca de adulterar resultados em testes de poluentes em seus motores a diesel, em 500 mil veículos vendidos no país, em setembro de 2015. A fraude foi descoberta após um estudo feito nos Estados Unidos notar discrepâncias entre os poluentes emitidos em testes de laboratórios e nas ruas (leiaa mais sobre como a fraude foi descoberta).

2) Como acontecia a manipulação dos dados?
Segundo a agência ambiental americana (EPA), a montadora utilizava um software que controlava a emissão de poluentes apenas no momento em que os carros eram submetidos a vistorias. Ainda não existem informações detalhadas, mas a dispositivo analisa a posição da direção, velocidade do carro, temperatura do motor, entre outros. Ao perceber que trata-se de um teste em laboratório, o veículo passa a emitir menos gases, o que não ocorre em rodagem normal de rua.

3) Quais as consequências dessa adulteração nos carros?
Até o momento, sabe-se que o software altera as emissões de poluentes em testes laboratoriais. No entanto, segundo a agência ambiental americana (EPA), esses carros são seguros para dirigir, mas são uma "ameaça à saúde pública", devido à poluição.

4) Por que se fala em emissão de NOx?
NOx ou óxido de nitrogênio é um dos principais poluentes resultantes da queima do óleo diesel. Nos testes que ocasionaram o estopim do escândalo, os carros atenderam aos limites de emissão do dióxido de carbono (CO2), mas apresentaram níveis de NOx bem acima do tolerado pelo governo dos EUA, que endureceu esse padrão há quase 10 anos.

O NOx é um dos causadores da nuvem de poluição nas cidades ("smog", em inglês, um termo que mistura "smoke", fumaça, e "fog", neblina) e é associado a doenças no pulmão.

5) Quais carros são atingidos? Algum no Brasil?
De acordo com a Volkswagen, o software foi usado em 11 milhões de carros em todo o mundo, equipados com motor diesel EA 189, que é 2.0 litros. Não há informações sobre todos os países foram atingidos pela fraude e nem uma lista de quais carros têm o dispositivo.

A Volkswagen divulgou no dia 29 de setembro alguns nomes de carros da marca que têm o software: a 6ª geração do Golf, a 7ª geração do Passat e a primeira (e atual) do Tiguan. As novas gerações de Golf, vendida no Brasil, do Passat, recém-lançada, e do Tiguan, que acaba de ser apresentada e ainda não chegou às lojas, não possuem o dispositivo, segundo a marca.

Nos EUA há 500 mil carros com o software, entre eles, segundo a EPA, estão Jetta, Beetle (chamado de Fusca no Brasil), Golf, Passat e o Audi A3 --da marca que pertence ao grupo Volkswagen. A Alemanha diz ter 2,8 milhões de carros com o dispositivo. O Reino Unido, 1,2 milhão. Na França, 950 mil.

No Brasil, desde os anos 70, é proibida a venda de automóveis movidos a esse tipo de combustível. Apenas utilitários (SUVs e picapes) e veículos pesados podem rodar com diesel. O único carro da Volkswagen com o motor a diesel EA 189 é a picape Amarok. A montadora disse que ainda não recebeu informações da matriz sobre se o carro tem ou não o software.

A Audi disse que não comercializa carros no Brasil com diesel.

6) O que diz a Volkswagen sobre a fraude?
Em um primeiro momento, a montadora pediu desculpas e assumiu que 11 milhões de veículos possuem o software e disse que reservou 6,5 bilhões de euros para solucionar o problema e enfrentar as potenciais consequências do escândalo.

Na sequência, o então presidente do grupo Volkswagen, Martin Winterkorn, renunciou ao cargo e deixou a empresa. O conselho da marca ressaltou que o executivo não tinha "não tinha conhecimento da manipulação de dados de emissões". O presidente da Porsche, Matthias Müller, foi eleito o novo presidente do grupo.

A empresa reconheceu as perdas econômica com o caso e também as consequências em relação à confiança dos consumidores. Entre os pontos destacados, a Volkswagen afirmou que vai esclarecer o incidente e corrigir os erros. Além disso, uma investigação interna irá encontrar os envolvidos na fraude.

7) A empresa será punida?
Além de Estados Unidos e Alemanha, outros países começam a investigar quais serão as punições para a empresa. Nos EUA, onde o processo está mais adiantado, as acusações podem implicar em multa de até U$ 18 bilhões para a empresa.

8) Que marcas fazem parte do grupo Volkswagen?
Além da própria Volkswagen, o grupo compreende Audi, Porsche, Lamborghini, Bentley, Bugatti, Skoda, Seat, Ducati (motos), MAN (caminhões) e Scania (caminhões).

Fonte: http://g1.globo.com/carros/noticia/2015/09/fraude-de-emissoes-da-volkswagen-perguntas-e-respostas2309.html